Type to search

Nossa viagem pela Escandinávia começou pela Noruega. E como não conseguimos incluir a Aurora Boreal, conhecer os Fiordes Noruegueses era condição sine qua non. O passeio mais caro de toda viagem, mais também um dos melhores.

Antes de mais nada, para chegar a Oslo, saindo do Brasil, você tem escolher uma parada na Europa. Não há vôos diretos do Brasil para a Noruega. Nós fomos de TAP, com conexão em Lisboa, e parte da turma ainda aproveitou e fez Stopover na capital portuguesa. A TAP oferece tarifas com desconto para quem quiser ficar até 5 noites em Lisboa ou na Cidade do Porto, antes de seguir para o destino final.

#AlertaVPM: Fique esperto com a TAP! Se na ida, a viagem foi tranquila, na volta foi um caos. A companhia portuguesa cancelou nosso vôo de Moscou para Lisboa sem dar nenhuma explicação. Nos realocou em um vôo da Lufthansa. Mas na hora do embarque, não tinha lugar pra todo mundo e uma das minhas amigas acabou ficando pra trás e só embarcou no outro dia, também pela Lufthansa, já que a TAP cancelou de novo o vôo no dia seguinte. Portanto, se por um lado a TAP é uma opção econômica, por outro, saiba que oferece esse tipo de risco.

Bom, alerta feito, voltemos a falar de coisas boas.

O que são, afinal, os Fiordes (ou Fjords)?

Fiordes são braços de mar que penetram o continente e ficam cercados por imensos penhascos e montanhas. Parecem lagos, mas são feitos de água salgada. Eles costumam ser muito profundos. O fiorde de Sogn é o recordista, com 1.308 metros de profundidade.

Existem mais de mil fiordes na Noruega e fazem parte da lista de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco desde 2005.

Além de belas paisagens, também é uma região de muita história, com antigas construções, museus e ruínas da época dos vikings.

Como chegar e que roteiro escolher

Quem visita a região no verão, tem a oportunidade de fazer caminhadas e trilhas que, com certeza, levam a paisagens espetaculares. Nós visitamos os fiordes durante o inverno. E, após pesquisar bastante, escolhemos fazer o roteiro oferecido pelo Norway in a Nutshell. O site oferece diversos passeios, mas apenas um durante o inverno, com duas opções: Day Trip (passeio de 1 dia) ou Tour with overnight stay (você pode ficar 2 dias ou mais nas cidades da região e pode escolher hotéis cadastrados no próprio site).

Nós escolhemos o Day Trip, que também oferece 2 opções: One way, de Oslo até Bergen, ou Round Trip, com saída e retorno a partir de Oslo.

Como tínhamos apenas 2 dias na Noruega, escolhemos o passeio ida e volta com pernoite no trem e, por isso, compramos cabines para que pudéssemos dormir durante a viagem de volta e aproveitar o dia seguinte na capital. Compramos tudo pelo site e escolhemos pegar os ingressos no aeroporto quando chegássemos. Você pode escolher entre pegar no aeroporto, na estação central ou receber pelo correio. Tudo muito organizado.

A primeira vista, o roteiro assusta, parece cansativo, mas não é. É tudo tão lindo, que cada trecho da viagem passa rápido e, quando termina, dá vontade de começar de novo. Se você tiver tempo, passe uma ou duas noites em Bergen, Flam ou Gudvangen, por exemplo, para conhecer melhor as belezas da região.

Nosso sobe e desce pelas montanhas norueguesas

1ª etapa: Oslo-Myrdal

Começamos o dia às 8 da manhã, na Estação Central de Oslo e fomos presentados com a neve já na partida do nosso passeio, para alegria, principalmente, da Amanda, que nunca tinha visto neve.

O trajeto de quase 4h30 até Myrdal é de trem comum, pela Bergen Railway e passa por várias estações de esqui. O trajeto é repleto de paisagens daquelas que a gente, até então, só tinha visto em filme, sabe? Casinhas com um metro de gelo no telhado, encravadas em montanhas brancas de neve.

2ª etapa: Myrdal – Flam

Na chegada à Myrdal, desembarcamos e trocamos de trem rapidamente. Embarcamos em uma viagem no tempo, pois o trem que nos levou até Flam tinha decoração do século XIX. A viagem cruzou montanhas totalmente brancas e, durante o trajeto de 20 quilômetros, nos presentou com mais paisagens e rios cortando desfiladeiros, picos nevados e fazendas nos pés das montanhas.

3ª etapa: Flam – Gudvangen

Foram apenas 50 min até chegarmos a Flåm onde pegamos o cruzeiro que nos levou a um passeio pelos fiordes Aurlandsfjord e Nærøyfjord. Para que a espera não fosse cansativa, um centro turístico com muitos souvenirs estava à disposição de quem quisesse, pelo menos, se abrigar do frio.

No cruzeiro, começou a aventura mais gelada das nossas vidas. Saímos de Flam com destino a Gudvangen. O dia estava nublado, quando chovia, na verdade nevava. Mas nada disso, nos impediu de passar algum tempo do lado de fora, admirando os paredões rochosos cobertos de neve, as cachoeiras congeladas, os pequenos vilarejos.

Foram 2 horas navegando pelo Fiorde de Aurlands, e pelo Nærøyfjord, um dos fiordes mais estreitos da Europa, com 17km de comprimento e que no ponto mais estreito tem apenas 250 metros de largura.

4ª etapa: Gudvagen – Voss

Em Gudvangen esperamos cerca de 20 minutos pelo ônibus que nos levaria a Voss.

5ª etapa: Voss – Bergen

De Voss, seguimos de trem para Bergen, onde tivemos quase 3 horas para andar pela cidade, assistir um belo fim de tarde e jantar.

6ª etapa: Bergen – Oslo

Nosso trem de volta à Oslo saiu de Bergen às 23h. Foram 6 horas até a Estação Central e tivemos certeza de que a cabine foi a escolha certa. Dormimos a viagem toda!

Oslo – Passeio de 1 dia pela capital da Noruega

Tivemos apenas um dia para conhecer a capital da Noruega, Oslo. Um dia é pouco em qualquer cidade do mundo. E por isso, optamos por caminhar pela cidade, em vez de entrar em museus.

Como chegamos da viagem pelos Fiordes as 6h, nosso passeio por Oslo começou por volta as 11h. Estávamos muito bem localizados, pertinho da avenida principal, a Karl Jonas Gate, e fizemos quase tudo a pé. Aliás, recomendamos essa acomodação, Forenom. Além de bem localizados, os apartamentos são totalmente reformados e pegamos a chave sem problemas. Eles tem várias opções pela cidade, a nossa era bem pertinho da Estação Central, o que facilitou muito nosso roteiro.

Também tivemos a sorte de ter uma guia brasileira muito especial: a Jô, moradora de Oslo, amiga da Gabriela, que nos levou aos locais mais conhecidos, mas também àquele bairro, que praticamente só os moradores frequentam.

CATEDRAL DE OSLO

Nosso passeio começou pela Catedral de Oslo. Terceira catedral da cidade, foi concluída em 1697. Quem já visitou outras igrejas europeias, imponentes, pode achá-la simples. Eu confesso que visitar igrejas é uma das coisas que mais gosto durante as viagens. O púlpito, parte do altar e a frente de órgão são todos originais. O teto é lindo, com murais do pintados pelo artista norueguês Hugo Lous Mohr entre 1936 e 1950.

PARLAMENTO DA NORUEGA

Seguimos nosso trajeto pela Karl Jonas Gate e passamos em frente ao Parlamento da Noruega, ou Stortinget, em norueguês. Inaugurado em março de 1866, o edifício reúne inspirações de vários estilos, incluindo o francês e o italiano.

GRAND HOTEL OSLO

Ao lado do parlamento passamos pelo Grand Hotel Oslo, desde 1874, um dos mais famosos da cidade. O pintor Edvard Munch era frequentador do hotel e todos os anos o vencedor do Prêmio Nobel da Paz se hospeda na suíte Nobel.

Parênteses para uma curiosidade: você sabia que o Prêmio Nobel da Paz foi criado pelo inventor da dinamite, o sueco o Alfred Nobel? Isso mesmo, ele também criou os prêmios Nobel de Física, Química, Medicina e Literatura. Segundo ele, o prêmio deveria distinguir “a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz”.

TEATRO NACIONAL

Mais alguns passos e chegamos ao Teatro Nacional, construído em 1899, e a Universidade de Oslo, inaugurada em 1811.

PALÁCIO REAL

E depois de mais uma breve caminhada, chegamos ao Palácio Real, a residência oficial da realiza norueguesa. Construído em estilo neoclássico na primeira metade do século 19, ele só é aberto à visitação durante o verão.

Do Palácio, seguimos para a zona portuária. Passamos pela Prefeitura, onde é feira a entrega do Nobel da Paz, todos os anos, pelo Museu Nobel da Paz, onde são contadas as histórias de todos os ganhadores do Prêmio.

ZONA PORTUÁRIA

O bairro de Akker Brygge é uma região costeira repleta de construções novas e modernas e de restaurantes.

FORTALEZA ARKESHUS

Mais alguns minutos de caminhada e chegamos à Fortaleza Arkeshus, um castelo medieval inaugurado em 1300 pelo rei Hakon V para proteger a cidade dos ataques suecos. No começo do século 17, foi modernizada pelo rei Cristiano IV com base na arquitetura renascentista do século 12.

ÓPERA DE OSLO

Finalmente, chegamos ao atual cartão postal da cidade: o moderno prédio da Ópera de Oslo, inaugurada em 2008. O local é o mais importante centro das artes cênicas da Noruega e é banhado pelo Fiorde de Oslo.

A arquitetura do prédio foi pensada para propiciar um belo passeio pelo terraço, possibilitando admirar o Fiorde de Oslo, a cidade e as colinas e montanhas que a cercam.

MATHALLEN

Para a maioria dos visitantes da cidade, o passeio poderia ter acabado mas para quem tinha uma guia “local”, o dia ainda nos reservava uma bela surpresa.

Fomos até uma espécie de mercado chamado Mathallen. Inspirado nas principais praças e armazéns de alimentação da Europa, lá é possível encontrar cafés, pizzarias e restaurantes especializados em carnes, peixes, assados…

E o em torno também é muito bacana. Uma região de bares e restaurantes, cortada por um canal, onde encontramos paredes grafitadas e casas noturnas.

Se você fizer questão de entrar nos museus, vale a pena passar pelo menos dois dias na capital da Noruega. Caso contrário em um dia, você vê o principal da cidade e pode seguir viagem.

Mais Escandinávia

Depois de Olso, seguimos viagem para Estocolmo (Suécia) e Helsinque (Finlândia). Vale a pena conferir nossas dicas:

Estocolmo

Helsinque

Tags:
Adriene Trinca

Gaúcha radicada no Rio de Janeiro. Jornalista se especializando em marketing. Apaixonada por chocolate, gatos e viagens, não necessariamente nesta ordem. Considera o planejamento uma das melhores fases de uma viagem e que viajar sozinha é bom mas com os amigos é melhor ainda.