LOADING

Type to search

Share

Com certeza, esse post será bem difícil de escrever.

Nem que eu soubesse o significado de todas as palavras do dicionário, eu conseguiria expressar o que Bali significa para mim.

Eu costumo dizer para as pessoas: “Vá para Bali; faça isso por você pelo menos uma vez na vida.”

Com uma energia indescritível, uma fé inabalável, pessoas felizes, paisagens maravilhosas e preços para todos os bolsos, Bali é o lugar mais mágico que eu já tive a sorte de visitar.

Gostamos de compartilhar nossas experiências através dos 5 momentos mais especiais da viagem. Estão gostando assim? Comentem se estamos no caminho certo.

Vamos lá.. Vou tentar descrever um pouco, mas bem pouco mesmo, o que é Bali.

free-vector-bali-temple-clip-art_106349_Bali_Temple_clip_art_hight

1. GILI: o paraíso existe!

Todas as praias que visitamos em Bali eram lindas, mas nós queríamos mesmo era conhecer um paraíso. Descobrimos então que paraíso tem nome e se chama: Gili Islands.

Gili Islands são três pequenas ilhas, acessadas apenas por barco, que ficam a três horas de Bali. Nós optamos por conhecer a Gili Trawagan, pois das três, é a que tem uma vida noturna mais animada.

Lá você vai encontrar opções de hotéis para todos os bolsos e, geralmente, eles oferecem grátis as bikes para que você possa desbravar a ilha.

A ilha é tão pequenina que pedalando por duas horas é possível conhecê-la toda. Não existe carro por lá, nem moto, nem asfalto; as ruas são de areia, o transporte é à pé, de bike ou charrete. Com uma arquitetura simples, estilo “havaiano”, essa ilha foi um dos lugares mais maravilhosos que eu já fui.

A vida noturna por lá é realmente bem animada e, digamos, até meio maluca. Nossa dica é que você aproveite bem o dia fazendo todos os “snorkels” possíveis, para nadar com tartarugas e peixinhos coloridos, faça uma aula de yoga no final do dia na beira da praia, e termine o dia tomando um bom vinho branco geladinho, admirando o pôr do sol à beira mar. Gili é um lugar para relaxar. Admire aquele mar azulzinho com água morna e esqueça da resto!

Vida noturna, deixe para fazer em Bali. Será muito injusto da sua parte, acordar de ressaca nesse paraíso. Gili é aquele lugar para você lembrar que a vida sempre vale a pena!

Ah! Lembre de tirar foto nos balanços que ficam espalhados pela orla! Ficam maravilhosas né?

free-vector-bali-temple-clip-art_106349_Bali_Temple_clip_art_hight

2. LA FAVELA: Imperdível!

Só em lugares mágicos, é possível encontrar um lugar que tenha a palavra “favela” no meio do nome e seja incrivelmente maravilhoso.

Localizado no “centrinho” da praia de Seminyak, esse é o lugar que você deve se jogar na pista. Deve tomar uma biritas e fazer a ressaca do outro dia valer a pena. Esse é o lugar! Poucas vezes eu me diverti tanto em uma festa como aqui!

Com uma decoração surpreendente e moderna, uma pista que toca todos os hits do momento, gente bonita de todos os cantos do mundo e preço justíssimo, La Favela é um lugar imperdível para qualquer roteiro. Para a família e casalzinho, eles servem até as 22h uma comida divina; para as migas solteiras, a pista bomba até de manhã… Enfim, é para qualquer gosto, ocasião, público, bolso… lugar bom é assim né? Recebe gente de tudo que é canto do mundo e consegue agradar a todos!

#DicaVaiparaoMundo: Pesquisamos muito sobre lugares legais sobre a noite em Bali. Vários posts que li, recomendavam o bar Potato HeadNós fomos ate lá.. E em minha opinião o lugar é muito chic, caríssimo para o meu bolso e não senti muito o clima de Bali. Pessoas falando baixo, sentadas com as pernas cruzadas e tomando vinhos caros, nunca combinaram comigo… Mas, vou tentar novamente e conto para vocês.

free-vector-bali-temple-clip-art_106349_Bali_Temple_clip_art_hight

3.  OS ANJOS DE BALI!

Particularmente “escrevendo”, acho que o que faz um lugar ser mais incrível são as pessoas. E em Bali, as pessoas não são só incríveis, elas são mágicas.

O povo de Bali é, talvez, um dos mais doces do mundo.

No aeroporto já é possível sentir o que vem pela frente: no meio daquela correria que existe em qualquer desembarque de cidade turística, você será recebido por sorrisos gentilmente perguntando se fez uma boa viagem.

Os balineses cantarolam pelas ruas. Eles sorriem o tempo todo.

Os vendedores são “chatos gentis”. Eles podem lhe dar flores na rua, simplesmente porque você está ali e eles estão com uma flor na mão.

Você pode estar caminhando e de repete receber um abraço, porque eles acreditam na sua energia. Beleza, bondade, tolerância: estas são as diretrizes do povo de Bali.

Os balineses levam a vida de uma maneira muito leve e com a sua fé acima de qualquer coisa. Dá para rever os próprios conceitos quando você se depara com tanta pobreza e ao mesmo tempo tanta união, positividade, sorrisos. Eles realmente acreditam que o que você tem é o suficiente, pois foi o que Deus lhe designou.

Aconteceram muitos exemplos de toda essa generosidade conosco.

O mais mágico foi quando a Gabi Brunelli estava no mar na praia de Padang Padang e entrou um ouriço no seu dedo. Foi só ela sair do mar e fazer algumas caras feias para mim e Amanda que o problema estava quase resolvido.

Prontamente, uma senhora que trabalha por ali e que provavelmente já estava acostumada com aquela situação, veio nos ajudar. Junto com outros balineses, todos sem falar nada de inglês, com uma fruta que jamais saberemos o que era, uma faca “meio estranha”, assim digamos, muita habilidade, carinho e assopros… minutos depois já estávamos todos rindo daquele sufoco!

Clique aqui para ver como um balinês tira espinho de ouriço do dedo. (E, se puder, traduza para nós.)

Eu li uma vez que Bali é uma terra cheia de Deuses. Para mim, Bali tem um único Deus e milhares de anjos iluminados!

free-vector-bali-temple-clip-art_106349_Bali_Temple_clip_art_hight

4. TIRTA EMPUL: um banho de benção!

Eu nunca tinha visto água “brotando” do chão. Com tudo que já tinha visto por Bali, com esse “plus”, era o que precisava para acreditar que aquele dia era mais um dia de sorte!

Localizado perto da cidade de Tampaksiring, e cercado de praticantes da religião hindu, que acreditam que as fontes que nascem ali são sagradas, Tirta Empul é um entre os muitos templos que você pode visitar em Bali. A entrada custa 5,000 IDR (R$ 4) e já inclui o aluguel do sarong que você precisa usar para entrar no templo.

Já na chegada é possível sentir a magia desse local. Um lugar rodeado de verde e uma espiritualidade incrível no ar. Primeiro você fará um tour para conhecer o templo e também para ver a nascente sagrada – é possível ver bem direitinho a água brotando do chão. É maravilhoso de ver a importância e a sacralidade daquele fenômeno da natureza.

E a melhor parte ainda estava por vir: o famoso banho das águas sagradas.

O banho sagrado consiste em 13 fontes, cada uma com um significado ou propósito específico. Reza a lenda que para cada fonte, você deve fazer 13 pedidos. Todas fizemos, óbvio!

No começo a água é bem gelada, mas segundos depois, a chuva de benção te deixa tão leve e feliz que você só se sente em paz!

Eu sai de lá, me sentindo devidamente abençoada para pôr em prática todas as mudanças que eu fiz na minha este ano. E posso garantir que o Vai para o mundo já nasceu abençoado!

free-vector-bali-temple-clip-art_106349_Bali_Temple_clip_art_hight

5. ULUWATU TEMPLE: o pôr do sol mais lindo da minha vida!

O que esperar de um templo que fica no topo de um penhasco de 70 metros sobre o Oceano Índico? O pôr do sol mais lindo da vida, né?

Viajamos um mês pela Ásia. O que mais conhecemos foram templos. Para mim, Uluwatu Temple é disparado o mais lindo e maravilhoso.

Pelo que pesquisei, esse tipo de templo é considerado um dos “templos direcionais” porque tem a função de proteger a região contra os maus espíritos. Além disso, possui uma importância religiosa muito grande: Dhang Hyang Dwijeandra, o peregrino que fundou a forma atual de Hindu–Dharma no século XV, passou seus últimos dias no local. Acredita-se que foi lá que ele atingiu a união com Deus, durante suas meditações.

Juro, chego a me arrepiar ao compartilhar isso com vocês!

Uma vez por mês acontecem as cerimônias em homenagens aos Deuses. E adivinhem? Sem querer, fomos bem no dia. Foi maravilhoso poder vivenciar um pouco daquilo. Mais uma vez, os balineses nos surpreenderam ao comprovar sua fé, de uma forma alegre, com muita música, oferendas lindas e puro amor.

Como já disse, por ficar em um penhasco, o templo tem vistas espetaculares de ambas as partes do penhasco. Reza a lenda que quem vir uma tartaruga lá de cima terá sorte para sempre!

Com tudo isso já teria te convencido a conhecer o templo, né?

Mas, o que eu ainda não contei é que eu chorei como uma menininha vendo o pôr do sol nesse dia. Literalmente.

Dizem que não existem pores do sol iguais. E eu acredito que seja verdade. Aquele que nós vimos lá será diferente daquele que você irá ver, mas o que não será diferente é que você provavelmente também vai chorar e querer que aquele momento dure para sempre.

Para o ingresso na área do templo é cobrada uma taxa de 6.000 IDR, aproximadamente R$ 3. Chegue lá no máximo às 16h, para ter tempo de conhecer tudo e poder sentar-se em lugar privilegiado para receber mais esse presente mágico de Bali.

#DicaVaiparaoMundo: Cuidado com os macacos! Eles são super fofinhos sim, mas também mega experts em roubaras coisas! Fique ligado no seu óculos, celular, câmera… depois que eles pegam, já era!!

free-vector-bali-temple-clip-art_106349_Bali_Temple_clip_art_hight

6. UBUD TRADITIONAL ART MARKET: uma perdição!

No centro de Ubud fica o “Ubud Traditional art market”. Um espaço com centenas de lojinhas e barracas, vendendo todo tipo de presente balinês.

A primeira impressão é ver um “camelódromo”, meio bagunçado, e na verdade é. Requer um pouco de paciência, pois o mercado é enorme. Mas para salvar o bolso em viagens, paciência é o que mais temos, né?

No Market você vai encontrar muitas esculturas religiosas, peças lindas representado o artesanato local e, o melhor de tudo, preços incríveis!

Sabe aqueles souvenirs que você tem que levar para o chefe, cunhado, amigos? Esse é o lugar para você comprar! E ainda vai poder levar cangas para toda a família, se tiver lugar na mala! É de verdade tudo muito barato!

O Mercado de Ubud vale a visita! Seu bolso agradece. E quem vai ganhar os presentes também!

#DicaVaiparaoMundo:  Tudo já é bem barato, mas sempre dá pra conseguir um preço melhor, por isso a dica é: pechinchar!!! Negociando por 5 minutos, conseguimos comprar presentes com até 70% de desconto!

free-vector-bali-temple-clip-art_106349_Bali_Temple_clip_art_hight

Eu fui muito abençoada por ter tido a chance de conhecer Bali. Viajar para esse lugar me fez ver quanta sorte eu tenho na vida.

Bali me mudou.

Eu voltei com a alma lavada. Voltei com a fé renovada. Voltei diferente. Voltei com a certeza que é nesse lugar que eu quero casar com o homem da minha vida, rodeada por todas as pessoas que eu mais amo.

Você também vai voltar de lá assim.

Você vai entender que coisas mais lindas de Bali não tem preço.

E vai se lembrar que as coisas mais lindas na nossa vida não estão à venda.

E nunca estarão.

Beijos,

Gabi S

free-vector-bali-temple-clip-art_106349_Bali_Temple_clip_art_hight

Tags:
Gabi Sarturi
Gabi Sarturi

Metade italiana, brasileira da cabeça aos pés e cidadã do mundo. Viciada em seguir uma vida saudável, chega nos lugares já sabendo onde vai comer. Não tem um belo armário, cheio de peças da moda mas, têm memórias de vento na cara, de dias longos, de sabores novos, de muitos embarques e desembarques, sempre com boas histórias para contar, seja sobre Londres, Bangkok ou Floripa.

    1

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: