Fim de ano chegando e muita gente já sabe onde vai passar a virada para 2020, não é mesmo? Eu este ano decidi super cedo, em junho já estava com a passagem para Edimburgo comprada e hospedagem reservada. Quem me acompanha aqui no blog sabe que comemorei meus 40 anos na capital escocesa e que desde então, ela tem lugar cativo no meu coração. Depois eu conto aqui como foi o Hogmanay, a festa de ano novo de Edimburgo.
Ano passado a decisão de onde passar o Réveillon foi bem diferente. Em outubro, eu ainda não sabia o que ia fazer. Sabia que queria viajar, mas não sabia para onde. Sabia que queria ir para um lugar novo e que queria viajar sozinha.
Indecisão vai, indecisão vem, entrou na minha caixa de e-mail uma promoção de compra de passagem com pontos da Latam. Despretensiosamente, entrei para olhar quais destinos e quantos pontos custariam nessa promoção. E lá estava ela: passagem de ida e volta para Londres por 35 mil pontos no período de 28 de dezembro de 2018 a 1º de janeiro 2019. Não pensei 3 vezes… sim porque pensei duas vezes, confesso… tanto é que poderia ter viajado dia 27 de dezembro, mas quando decidi comprar, não tinha o trecho em promoção para esse dia.
Assim lá fui eu, sozinha, passar o Ano Novo em Londres: uma cidade nova, repleta de histórias que me fascinam há anos e que todos que me conhecem sempre me disseram que eu iria amar.
O Ano Novo em Londres tem uma festa oficial às margens do rio Tâmisa, que exige a compra antecipada de ingresso. Como decidi muito tarde, não consegui comprar. Então, comecei a procurar festas próximas ao rio, ou em barcos, mas nenhuma me chamou atenção. Resolvi que decidiria quando chegasse lá.
E foi assim que acabei tendo uma das melhores experiências de viagem e Ano Novo. No meu primeiro dia em Londres, fiz um desses Walk Tours para conhecer o principal da cidade e descobri que a London Walks tinha um passeio especial justamente para a noite de Réveillon: o New Year’s Eve Pub Walk.
Esse roteiro surgiu porque os organizadores da London Walks, David e Mary, há alguns anos decidiram que pagar 10 libras para ficar olhando para o céu à espera dos fogos no centro de Londres, em meio a milhares e milhares de pessoas e preocupados com os batedores de carteiras, queriam fazer algo diferente. Então, fizeram essa caminhada até o Parliament Hill acompanhados de alguns amigos. Gostaram tanto que resolveram que fariam isso todos os anos. Assim nasceu o New Year’s Eve Pub Walk, uma experiência diferentes para quem passa o Ano Novo em Londres.
O melhor de tudo é que não é apenas uma caminhada até um morro para ver os fogos. O tour passa pelo bairro de Hampstead e alguns pubs tradicionais da região, que ainda resistem firmes e fortes. Hampstead é atualmente um dos bairros mais charmosos de Londres, cerca de 6km ao norte do centro. Antigamente, era uma vila rural que aos poucos foi atraindo artistas, intelectuais graças a tranquilidade e a qualidade do ar. Hoje, além de ruas tranquilas, existem muitos casarões antigos, bem preservados e alguns até famosos, como a Fenton House, o Museu Freud, Keats House, entre outras.
O New Year’s Eve Pub Walk começa as 20h, na estação de metrô de Hampstead, e tem duração de 2 horas. No ano passado era tanta gente, mas tanta gente que David e Mary tiveram que se dividir formar 2 grupos. No fim do trajeto, os grupos se reencontraram para ver os fogos.
Paramos em 3 três pubs:
The Horseshoe: que existe há mais de 10 anos e é conhecido como local de nascimento da Camden Town Brewery.
The Holly Bush: pub com mais de cem anos de existência bem no coração de Hampstead, onde além de boa cerveja, com apenas alguns passos, se tem uma bela vista de Londres.
The Garden Gate:um pub também bastante tradicional do bairro.
Depois de quase 2 horas de caminhada, nosso caminho seguiu por uma ladeira bem próxima ao Garden Gate e entrou no Paliament Hill. Lá de cima, pudemos acompanhar sem aperto os fogos da London Eye, à beira do Tâmisa. As fotos abaixo não fazem jus a vista. Mas eu preferi admirar e curtir o mundo do que ficar tentando a foto perfeita. (Né?)
Quanto parti rumo ao meu Ano Novo em Londres, parti sozinha. Mas passei a virada ao lado de pessoas de várias partes do mundo e um casal simplesmente sensacional, que tem prazer em proporcionar momentos como esse a pessoas que eles sequer conheciam há algumas horas atrás.
Se algum dia, você estiver como eu, sem saber o que fazer no Réveillon, experimente esse Walk Tour com David e Mary.
Happy New Year!
Adorei saber de todos os detalhes e de todas as dicas . Gilma Costa